AIP assegura investimento de 17 milhões para acelerar digitalização das empresas do comércio e serviços
Projeto destina-se à Área Metropolitana de Lisboa e tem como meta apoiar cerca de 7.000 empresas na sua transição digital até ao final de 2025.
A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) irá apresentar hoje, na sede da AIP em Lisboa, a Aceleradora de Comércio Digital para a Área Metropolitana de Lisboa. Este consórcio, liderado pela AIP e composto por várias associações empresariais, tem como objetivo impulsionar a digitalização das empresas do comércio e serviços voltados para o consumidor, focando na transformação digital dos seus processos e modelos de negócio, no apoio a investimentos diretos e na realização de ações de capacitação.
A criação desta Aceleradora é apoiada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e envolve um investimento total de 17 milhões de euros, com a meta de apoiar cerca de 7.000 empresas na sua transição digital até ao final de 2025.
Além da AIP, estão envolvidas mais oito associações, abrangendo os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
As Aceleradoras de Comércio Digital (ACD) são estruturas formadas pelo tecido associativo empresarial, organizadas em consórcios, com a missão principal de desenvolver modelos de negócio para empresas do comércio e serviços que atendem consumidores, além de promover a adoção de tecnologias digitais.
As atividades da Aceleradora incluem uma avaliação da maturidade digital das empresas, realizada por equipas dedicadas que estabelecem um contacto próximo com os empresários.
Esta avaliação resulta na elaboração de um plano de ação para a digitalização do modelo de negócio da empresa, que poderá receber um voucher de financiamento (nos valores de 500, 1.000 ou 1.500 euros) para a aquisição de serviços digitais.